sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sá & Guarabyra e Rodrix sozinho

Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de setembro de 1974


O encontro do compositor cantor Guttemberg Guarabyra, revelação do FIC 67 (com colcha de retalhos "Margarida"0, com o jornalista compositor Luis Carlos Sá e com o músico compositor Zé Rodrix, resultou num dos mais importantes grupos vocais instrumentais entre o final de 1972 até há [poucos] meses o Sá-Rodrix-Guarabyra. Com 2 importantes lps na Odeon, divulgando um estilo chamado de rock-rural - advinda principalmente do belíssimo "Casa de Campo", que foi sucesso na voz de Elis Regina, o trio alcançou uma popularidade junto a uma faixa jovem urbana quase tão grande quanto à obtida pelos Secos & Molhados. Mas como aconteceu com o grupo paulista, dissenções internas levaram a extinção do conjunto com Sá & Guarabyra formando uma dupla e Zé Rodrix tentando uma carreira de solista, como possivelmente acontecerá agora com os Secos & Molhados. Uma mostra dos novos caminhos dos rapazes surgiu já há alguns meses, com os lps "Nunca" (Odeon, SMOFB 31331, maio de 74) com Sá & Guarabyra e "I Acto" ( Odeon, SMOFB 3815, abril 74) com Zé Rodrix.

Dedicado à Edir de Castro e Maria Bravo Rodrix, "I Acto" - título do espetáculo que Zé Rodrix apresentou na Guanabara ao lado de números de mágica, procurando sugerir um clima magico de envolvimento dos espectadores, é uma prova de seu bom humor e vigor criativo - do qual a notável trilha sonora que compôs para "Como Era Gostoso Meu Francês" (Brasil, 71, de Nelson Ferreira dos Santos) já havia demonstração. Aqui temos 10 novas músicas, numa das quais ("Receita de Bolo", em parceria com Tavito) desenvolve exclusivamente instrumentos. Um pôster acompanha o disco, traz além de todas as letras, uma detalhada ficha técnica - que deveria servir de exemplo a todos os que se dedicam a produção fonográfica no Brasil. A ficha chega a marcar inclusive as datas e horários de gravação das musicas (entre 24 de setembro a 12 de outubro de 1973, portanto anterior ao desmembramento do grupo). São as seguintes as faixas do lp. "Casca de Caracol", "Eu Não Quero", "Cardilac'52", "Eu Preciso de Você Pra Me Ligar", "Xamego da Nega", "Quando Você Ficar Velho", exclusivamente de Rodrix. Em parceria com Tavito, além do já citado tema instrumental "Receita de Bolo", apareceu "Coisas Pequenas", "Essas Coisas Acontecem Sempre" e "IIo Acto".

"Não há estradas/ Que eu não possa perceber/ Nem Madrugadas/ Que eu não possa atravessar". Com estes versos de extremo otimismo termina "Apreciando a Cidade", uma das melhores faixas do lp de Sá & Guarabyra. Como lembrou o crítico Luiz Carlos Azevedo (UH,24/6/74). "Nunda" faz a gente lembrar "Terra", o lp que no início do ano passado foi o último trabalho do trio. "Apreciando a Cidade" traz os arranjos de Rogerio Ruprat - cuja contribuição a renovação da MPB após o Tropicalismo não é preciso ser lembrada. Basta ter ouvidos. Como em seus trabalhos anteriores. Guarabyra & Sá buscam os temas campestres, de uma idílica visão pastoral - que embora possa ser falsa em termos de consumo urbano, obtém alguns resultados interessantes - ao menos para conscientizar o (alienado) público jovem para as coisas do Brasil.

Tanto o lp de Rodrix como o de Sá & Guarabyra representam trabalhos de transição. Mas que nos fazem aguardar com um crédito de confiança.



Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
17
03/09/1974



**************************************

Esse texto foi resgatado graças à genialidade do Projeto Aramis Millarch que recupera, digitaliza e divulga 30 anos de jornalismo cultural de Aramis Millarch, jornalista curitibano, falecido em 92.

Para quem quer conhecer mais sobre o Projeto TABLOIDE DIGITAL : http://www.millarch.org/

Nenhum comentário: